A Via Láctea é uma das músicas mais tristes da Legião Urbana. Do disco "A Tempestade", A Via Láctea, assim como grande parte do disco, é bem triste. A música fala sobre a AIDS e de todo um pensamento baseado nisso, assim como a solidão, depressão, etc. Segue-se abaixo a letra e a interpretação:

Quando tudo está perdido
Sempre existe um caminho 
Quando tudo está perdido 
Sempre existe uma luz...

Essas frases são sempre ditas por todos. Quando tudo está perdido, quando tudo está errado, sempre haverá luz e salvação. Sempre nas trevas, haverá luz... São frases feitas, que a própria sociedade sempre nos põe e nos dá... "Não fique assim, não vale a pena...", "Veja por outro lado... sempre tem um lado diferente..." etc.

Mas não me diga isso...
Hoje a tristeza
Não é passageira
Hoje fiquei com febre
A tarde inteira
E quando chegar a noite
Cada estrela
Parecerá uma lágrima...

Ele pede pra não dizerem algo para ele...
Renato diz que a tristeza já não é passageira, ou seja, ela já faz parte, já não passa, fica... Diz que ficou com febre a tarde inteira, um dos sintomas da AIDS.
Nessa parte, Renato nos dá uma frase triste, porém, perfeita: "E quando chegar a noite, cada estrela parecerá uma lágrima". Ou seja, na noite, o momento de tristeza e de escuridão, cada estrela (no nosso vasto universo, imagine, quantas estrelas não há?) parecerá uma lágrima...

Queria ser como os outros
E rir das desgraças da vida
Ou fingir estar sempre bem
Ver a leveza
Das coisas com humor...
Mas não me diga isso...

Ele diz que gostaria de ser como os outros (podemos crer que possam ser tanto as pessoas não doentes, quanto os doentes que vêem tudo de um modo diferente - diferente dele). Aqui nos passa a ideia de que ele gostaria de fingir estar sempre bem, ou seja, não se esforça para parecer bem, que gostaria de ver as coisas de um modo diferente, e pede novamente, para não dizerem algo. O que será isso?

É só hoje e isso passa
Só me deixe aqui quieto 

Isso passa 
Amanhã é um outro dia 
Não é?...

Ele diz, possivelmente às pessoas que ficam com ele, que isso passará e que é uma fase, pede para o deixar quieto e nos dá a ideia de que, "Amanhã é um outro dia", ou seja, "amanhã posso estar feliz, diferente de hoje", e pede confirmação do que diz, falando "não é?".

Eu nem sei porque
Me sinto assim 
Vem de repente um anjo 
Triste perto de mim...

Ele diz que nem sabe porque se sente assim (triste, solitário e infeliz) e fala que de repente, vem um anjo triste perto dele. O que seria um anjo triste se não a própria morte?

E essa febre que não passa
E meu sorriso sem graça 
Não me dê atenção 
Mas obrigado 
Por pensar em mim...

Ele insiste novamente na febre, como se ela o atrapalhasse. Ele fala de um sorriso sem graça, talvez, um sorriso pra fingir que está feliz, sendo esse sorriso, uma imagem falsa...
Ele pede para não lhe darem atenção (deixarem ele em paz) e agradece por eles, seus amigos, familiares, etc., pensarem nele...

Quando tudo está perdido
Sempre existe uma luz 
Quando tudo está perdido 
Sempre existe um caminho...

Quando tudo está perdido
Eu me sinto tão sozinho 
Quando tudo está perdido 
Não quero mais ser 
Quem eu sou...

Aqui podemos ver que ele muda a frase. Ele diz que quando tudo está perdido, ele se sente só, e não, que há uma luz. Ele se sente só e diz que não quer mais ser quem é, talvez se sinta fraco e incapaz de enfrentar o problema, crendo que não haverá uma solução ou luz.

Mas não me diga isso
Não me dê atenção 
E obrigado 
Por pensar em mim...

Ele agradece novamente por pensarem nele e pede novamente para não darem à ele atenção e para não lhe dizer ou dar uma notícia. Será que essa notícia é o resultado de testes, comprovando o que ele já sabe, que ele tem AIDS?

Não me diga isso
Não me dê atenção 
E obrigado 
Por pensar em mim...

(interpretado)

A Via Láctea é uma das mais belas, inteligentes e bem montadas letras da Legião. Sugere muitos meios de ser interpretados, apesar de ter feito para o lado da AIDS, doença que o matou em outubro de 1996.


Curiosidade: A Via Láctea segundo a mitologia grega, é a passagem da Terra para os Céus, feita por Deuses para acessar os seus palácios. Seria isso, também, o significado de: "Quando tudo está perdido, sempre existe um caminho". Afinal, os deuses se refugiavam em seus palácios, e também, claro, Renato poderia estar dando um "recado" deixando claro, que tudo está perdido, e quando a vida está perdida, há apenas um caminho para ela, Via Láctea, a passagem da Terra para os Céus, o que ocorreu com ele, um mês depois do lançamento desse disco. 


Interpretado e escrito por: Eduardo Rezende



16 comentários to "Interpretação: A Via Láctea"

  • Olá Eduardo! Queria mesmo ver a sua interpretação dessa música. E, pra falar a verdade, acho que o Renato repete tantas vezes a frase "Não me diga isso" não por não querer saber uma notícia, mas sim para impedir que lhe falem que há solução, para impedir que ele mesmo crie falsas esperanças, pq ele sabia que ia morrer. E, em 96, tendo AIDS, e com o histórico dele, não tinha chance. O que ele não queria ouvir era que existia um caminho, pq não havia.

  • Oi Eduardo! Muito boa a interpretação da música. Na minha opinião, o verso repetido várias vezes na música: "Mas não me diga isso" se refere à primeira estrofe, ou seja, ele pede para não tentarem o dar esperanças dizendo que sempre existe um caminho ou uma luz.

  • É o pensamento que a Tha diz, e que eu também disse com outros termos. Ele não quer noticias de sobrevivências, estatisticas de chance de vida. Ele quer o resultado de seus atos e pronto! rs.
    Obrigado, volte sempre!

  • Parabéns pelo blog. Tenho 27 anos e lembro que desde os 6 escuto Legião. Serei sempre fã do Renato.
    Por favor, você tem a interpretação de "Esperando por mim"?

  • Olá Anônimo!! Acho muito legal o fato que você mencionou de continuar fã e tal.
    Sobre a música, eu fiz em ordem alfabética as análises, e algumas passaram. Essas que passaram, espero poder voltar após analisar todas as que sigo alfabeticamente.
    Agradeço pelo elogio, volte sempre!!!

  • Sinceramente, não aconselho a ninguém ouvir essa música, juntamente com outras tais como "Laventura", "A montanha mágica", "andréa Dória" e etc, quando estiverem se sentindo tristes, ou depressivos. Sou um fã incondicional da legião urbana, mas evito ouvir essas músicas quando estou me sentindo "down".

  • É a que mais ouço quando estou triste por que como o Renato tenho minhas depressões e quando estou em crise e ouço essa música realmente tenho a sensação que ele escreveu pra mim. Quando estamos nessa fase realmente não queremos que falemos pra nós que "existe caminho, existe luz" porque não conseguimos enxergar um palmo em nossa frente...Essa música é triste mas ao mesmo tempo perfeita, relata exatamente uma crise de depressão!

  • me emocionei !!!! Muito , Obrigado , Obrigado !!!

  • Eu nem sei porque
    Me sinto assim
    Vem de repente um anjo
    Triste perto de mim...

    Acredito que ele se refere a depressão, está explicito neste verso. Esta música fala mais sobre depressão do que a própria AIDS.

  • Muito boa a interpretação. A música sem comentários. Linda!

  • "E quando chegar a noite cada estrela parecerá uma lágrima..."
    Uma referência ao Pequeno Príncipe. Esta obra sugere que o modo como contemplamos um céu estrelado é reflexo de nosso humor.
    Nos momentos finais da obra O autor te convida a fazer a seguinte experiência: Primeiro imagine que o personagem principal (Pequeno Príncipe) está bem e feliz, depois admire o céu em uma noite estrelada. O resultado é que cada estrela se parece com a rizada do principezinho e, então, veremos um milhão de guizos... Mas quando imaginamos todas as coisas ruins que o pequeno herói pode estar enfrentando neste exato momento, cada estrela se transforma uma lágrima. Assim o que visualizaremos será um milhão de lagrimas..."""

  • A mãe de Renato disse que ele desistiu de lutar contra a doença, parando com o tratamento (citado na música Clarisse)... ela disse que ele quando tomou essa decisão de se entregar à doença falou pra ela: Mãe, deve ter um lugar mais feliz do que este aqui!"

  • Concordo com você.

  • Concordo com você.

  • Concordo !

  • Concordo !

Postar um comentário

Comentem aqui o que acharam ou o que pensam sobre!