Sendo do disco "As Quatro Estações" (quarto disco lançado), "Eu Era Um Lobisomem Juvenil" traz para o público o reflexo do tímido e inteligente Renato. É a faixa onde vemos parte de crítica, parte de história e é uma das quais eu acho mais interessante na parte do ritmo da música.
O título possivelmente, faz a referência ao Renato adolescente, aquele que por ser diferente era encarado como algum ser perigoso, ou então, até pelo fato de um lobisomem ter duas faces, e Renato conseguir ser tão multipolar em suas músicas, ou talvez até, pelo fato de um lobisomem ser uma lenda, e a lenda por sua vez, uma história antiga, fazendo do lobisomem, algo antepassado, que era como Renato se sentia em sua adolescência.

Luz e sentido e palavra, palavra
É que o coração não pensa
Ontem faltou água
Anteontem faltou luz
Teve torcida gritando
Quando a luz voltou
Não falo como você fala
Mas vejo bem
O que você me diz...

Aqui, Renato faz referência aos seus sentimentos. Creio que "palavra" seria algum sentimento.
Renato coloca sua crítica quando diz que faltou água e luz, e que fizeram "a festa" quando a luz voltou, aqui provavelmente, mostrando a crítica e logo depois, a parte que completa a primeira, quando ele diz que não fala como a terceira pessoa fala, mas vê bem o que ela diz. Que não concorda com o que é dito, mas consegue interpretar.

Se o mundo é mesmo
Parecido com o que vejo
Prefiro acreditar
No mundo do meu jeito
E você estava
Esperando voar
Mas como chegar
Até as nuvens
Com os pés no chão...

Renato deixa a frase mais perfeita da música:
Quantas vezes nos deparamos com a realidade do mundo e não gostaríamos de fazer nossa própria realidade e nossos próprios momentos? Quantas vezes não queremos um mundo só do nosso jeito? E ai então, ele diz "E você estava esperando voar, mas como chegar até as nuvens com os pés no chão?" o que realmente é verdade. Não podemos viver nas nuvens, nos sonhos, sem estarmos presos ao solo, à realidade.

O que sinto muitas vezes
Faz sentido e outras vezes
Não descubro um motivo
Que me explique porque é
Que não consigo ver sentido
No que sinto, que procuro
O que desejo e o que faz parte
Do meu mundo...

Aqui ele fala sobre o sentido e sobre a busca que ele procura nele, com seus desejos, com seus sentimentos e com seus próprios sonhos, complementando a parte anterior, quando diz "do meu mundo".

O arco-íris tem sete cores
E fui juiz supremo
Vai, vem embora, volta
Todos têm, todos têm
Suas próprias razões...

Aqui ele fala novamente com a terceira pessoa:
Provavelmente, ela se fui, e ele diz pra ela voltar, e fala sobre as razões. Renato não gostava de ser contrariado e não gostava de perder a razão, provavelmente, aqui ele fala sobre ele mesmo, mostrando o lado próprio na música.

Qual foi a semente
Que você plantou?
Tudo acontece ao mesmo tempo
Nem eu mesmo sei direito
O que está acontecendo
E daí, de hoje em diante
Todo dia vai ser
O dia mais importante...

A semente, é o modo de dizer sobre o que é plantado é colhido.
Ele fala sobre crer que todo o dia será o dia mais importante, o mesmo que "viver um dia de cada vez" e também cita o fato de muita coisa acontecer ao mesmo tempo e nem ele entender o que está sendo feito.

Se você quiser alguém
Prá ser só seu
É só não se esquecer
Eu estarei aqui...

Aqui ele fala com a terceira pessoa, é bem claro:
Ele espera que a pessoa tenha confiança nele e que possa contar com ele.

Não digo nada
Espero o vendaval passar
Por enquanto eu não sei
O que você me falou
Me fez rir e pensar
Porque estou tão preocupado
Por estar
Tão preocupado assim...

Aqui, ele deve falar sobre as conclusões e atos precipitados, uma vez que ele não diz nada e espera a confusão passar, mostra que está confuso e pensativo com o que foi dito sobre ele ficar tão preocupado com o fato dele próprio estar preocupado.

Mesmo se eu cantasse
Todas as canções
Todas as canções
Todas as canções
Todas as canções do mundo
Sou bicho do mato...

Essa parte é bem complicada, e o "bicho do mato" é a única coisa com lógica que se encaixa perfeitamente no título da música. Ele mesmo cantando todas as canções do mundo, mesmo não estando tão preocupado, continuaria sendo um lobisomem juvenil. Uma lenda viva, em corpo de um jovem.

Mas se você quiser alguém
Prá ser só seu
É só não se esquecer
Eu estarei aqui...

Ou então não terás jamais
A chave do meu coração...

Aqui ele fala novamente sobre a confiança, mas completa dizendo que se não houver a confiança nele, a terceira pessoa, jamais conseguirá "a chave" de seu coração.


Análise e texto: Eduardo Rezende


21 comentários to "Interpretação: Eu Era Um Lobisomem Juvenil"

  • Olá, Eduardo!
    Gostei muito dessa sua interpretação. Essa música é uma das que mais gosto da Legião Urbana. Eu a acho muito adolescente (no melhor sentido).
    Quanto ao título, acredito que "lobisomem" é um sinônimo de "bicho do mato" que, por sua vez, é sinônimo de timidez. Por isso o Renato diz que mesmo que cante todas as canções do mundo, mesmo que seja o maior cantor do mundo, continuará sendo muito tímido.
    Acho que a música fala de acomodação. O eu lírico (Renato) não quer ser acomodado em relação ao mundo, não quer fazer festa quando a luz voltar, ele quer um mundo melhor. Como não consegue, cria um mundo só seu.
    Quanto à frase mais linda dessa canção, acho que ela tem o mesmo sentido de toda música. Não se pode conseguir o que se sonha se você está sempre preso à realidade.

  • Muito bom seu ponto Tha, completou o meu com ótimas palavras. Volte sempre, boa noite!

  • Muito bom Eduardo, muitíssimo interessante sua interpretação!Quanto a vc Thamirys, aplaudo de pé (clap, clap, clap...)sua capacidade de sintetização!PARABÉNS MOÇA!!!

  • muito bom as letras do renato muitas sao complicada para interpretar . essa ficou otima parabens.. tem uma musica que gostaria muito de saber a interpretação e a "Depois do Começo" obrigado

  • Obrigado pelo comentário de Pejjota, isso é o que nos move e nos faz querer continuar o trabalho, meu obrigado!!

  • Muito obrigado TESTE, realmente fico feliz de que você tenha gostado!! Continue sempre por aqui! Meu obrigado, volte sempre!

  • "I Was a Teenage Warewolf" é o nome de um B-movie.

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=289722501142740&set=a.245404572241200.54195.245402522241405&type=1&theater

  • Essa de longe é a música que mais gosto e mais me identifico.

    No final de 1989 eu e minha mulher fizemos uma excursão de ônibus para Guarapari e por conta do distância nenhuma rádio pegava mais, e ai minha fita K7 "AS QUATRO ESTAÇÔES" foi a salvação da turma por mais de 10 horas, contando a ida e a volta.

    No final da excursão todo mundo sabia todas as letras de cor.

    Nunca tinha parado para interpretar o significado dessa música, e ao ler este post vi que isso tudo encaixou perfeitamente no que eu conheço hoje do RR. Obrigado Eduardo por isso. Obrigado Thamirys pela perfeita sintetização.

    Nivaldo

  • legal!!

  • O título provavelmente teve inspiração na musica "I was a Teenage Werewolf" do The Cramps (Eu acho xD) apesar de não ter muito a ver as musicas.

  • Olha... Muito boa interpretação dessa canção!! Para mim uma das melhores de renato russo. Essa canção é uma perola do rock Brasileiro. Eu penso que Renato pegou vários acontecimento do cotidiano da vida,pois era assim que ele via a poesia. Então concretizava o sentimento de uma pessoa... Podia ser ele mesmo na letra da musica tentando passa uma mensagem do seu eu. E a verdade mesmo na quela época quando faltava luz e logo quando a luz voltava. Assim como diz: (*Renato Russo*) ouviam-se os gritos da galera. Renato Russo começa a letra da musica com essa frase. Luz e sentido e palavra, palavra é que o coração não pensa. Tinha faltado luz e sentido e palavra na vida. Por isso o coração não e um pensador e sim o cérebro. E a música se baseia nessas palavras... Luz, sentido, palavra e coração. Ele termina a letra com a frase: Ou então não terás jamais
    A chave do meu coração... Então ele queria passar a mensagem que precisa-se de luz e sentido e palavra, palavra... Para poder abrir o coração e encontrar o amor. Quem vivi na escuridão seja ela qualquer,pois não encontra essa chave. Sem luz não ha palco. Sendo assim, luz que dizer energia, som, música, poesia e amor.

  • Amei!!!

  • Nossa, quanto mais eu leio os comentarios, mais me emociono com o quanto essa musica maravilhosa consegue mexer com o onirico, atrelando sonho e realidade. Perfeito, tudo perfeito. Obrigada pela sua passagem pela Terra e pelo seu legado, Renato!

  • Obrigado Eduardo Rezende,por traduzir perfeitamente o que Renato Russo pensava ao escrever está obra prima,para minha pessoa está é a música mais linda do Legião Urbana eu amooooo eu escrevi no google é jamais pensei que iria achar resposta para minha pergunta,o que significa Eu era um Lobisomem Juvenil.

  • Obrigado Eduardo Rezende,por traduzir perfeitamente o que Renato Russo pensava ao escrever está obra prima,para minha pessoa está é a música mais linda do Legião Urbana eu amooooo eu escrevi no google é jamais pensei que iria achar resposta para minha pergunta,o que significa Eu era um Lobisomem Juvenil.

  • excelente interpretação!!! tanto do blog com dos comentários... valeu gente... Força Sempre!!

  • J0G0 E CRIPT0GRAFIA IA I LEGIA0 URBANA ESTAM0S T0D0S DENTR0 DE UM GL0B0 DA M0RTE C0M AS M0T0S APR0VEITEM

  • Amo demais essa música é até hoje em 2017, escuto ela.
    Obrigado à todos por abrir ainda mais minha mente sobre o significado dessa obra prima.

  • Mass média, indústria cultural, Renato jornalista, duas ou mais línguas, conforme hebert Viana. Não ter como ser só racional ou somente emocional. Ver teorias de comunicação como vc bem sabe!
    Quando ele fala que de fato, o coração não pensa... lembra também o problema pré socrates. Assistir clovis. ...
    Como Renato pode ser gênio original?
    Reescrevendo. Lembra das gravações que ele fazia em seu quarto de qualquer amigo. Ver também cogumelo plutão!
    Tudo é absorvido desse crianças.
    Memória de curto e longo prazo.
    Finalmente, Renato bebeu de tudo inclusive dos filósofos. Respostas nunca. Interpretação a parte.
    Obrigado blogspot
    Excelente

  • Eduardo,analisa Soul Parsifal e Petróleo do Futuro

  • Muito boa interpretação dessa música.

Postar um comentário

Comentem aqui o que acharam ou o que pensam sobre!