Apresentada em "O Descobrimento do Brasil", Love In The Afternoon é de uma linguagem pura e simples, que não há como não se emocionar sem não ter ouvido ou lido algumas das linhas escritas com perfeição do nosso gênio Renato Russo. Dedico essa música à todos os Legionários visitantes e companheiros desse blog, que assim como eu, sentem falta de quem já se foi. Tanto de Renato, quanto por Cazuza, Elis, e tantos e tantos outros que se foram, não só no Brasil, mas também em todo o mundo, e deixaram um legado e várias e várias letras de músicas que serão eternas.
Love In The Afternoon, segundo Renato foi feita para Luís que era um amigo. Eles chegaram à namorar um tempo.Que morreu baleado por homens que segundo Renato são/eram "sujeitos estranhos", na saída de uma boate em Campo Grande, onde segundo Renato costumavam ir juntos. Renato completa essa entrevista com esse trecho, dizendo que isso é "uma coisa terrível".
Deixemos de papo, e vamos a música. Segue-se a interpretação abaixo:

É tão estranho
Os bons morrem jovens
Assim parece ser
Quando me lembro de você
Que acabou indo embora
Cedo demais...

Renato aqui, nos mostra algo e fala por todos nós, com toda a certeza.
Ele diz que é muito estranho, os bons morrerem jovens, e que ele percebe isso, quando se lembra da pessoa que se foi "cedo demais". Podemos ter a real noção de como isso é verdade, quando olhamos em nosso íntimo, e percebemos que ao menos uma vez na vida, chegamos a pensar, o quão injusto é os bons morrerem jovens. Os bons que foram para nós e para todo o mundo, irem embora injustamente ou justamente, deixando pessoas, objetos e lembranças.

Quando eu lhe dizia:
"Eu me apaixono todo dia
E é sempre a pessoa errada."
Você sorriu e disse:
"Eu gosto de você também."

Só que você foi embora
Cedo demais...

Aqui, Renato expõe um pouco desse relacionamento. Em suas frases, vemos que realmente havia amor, e que novamente, ele se lamenta, dizendo que a pessoa/Luís, foi embora cedo de mais.

Eu continuo aqui
Com meu trabalho e meus amigos
E me lembro de você em dias assim
Dia de chuva, dia de sol
E o que sinto não sei dizer.

Eu realmente acho interessante essa parte, porque é aqui, que ele mostra a realidade.
As pessoas morrem, e nós continuamos a vida, não podemos parar.
Continuamos com o trabalho, os amigos... E temos os dias de sol e chuva pra poder lembrar dessas pessoas que se foram, porque elas sempre serão eternas em nossas memórias e sentimentos, e é ai que está: Tudo ao redor, construído pelos dois, vivido pelos dois, traz à mente as lembranças dos momentos ali vividos.

Vai com os anjos, vai em paz!
Era assim todo dia de tarde
A descoberta da amizade
Até a próxima vez...

Aqui, Renato diz frases que já são embutidas na Sociedade.
O "era assim todo o dia de tarde", que Renato diz, é o que se segue abaixo. Todo o dia de tarde, eles redescobriam a amizade. Eles se tornavam amigos e amantes novamente. Amantes de si para o outro. Amantes da vida. E então, Renato expõe uma opinião interessante, que está presente em outras músicas do mesmo disco (logo teremos outras interpretações deste, e vocês poderão compartilhar a mesma ideia): "Até a próxima vez", que Renato cita, podemos ver a ideia de reencarnação, ou de volta a Terra, ou então até a ideia de um possível reencontro em outros planos.

É tão estranho
Os bons morrem antes
Me lembro de você
E de tanta gente que se foi
Cedo demais...

Aqui, Renato nos mostra novamente o quão estranho é, e o quão injusto é, o fato dos bons morrerem jovens, novamente, ele nos dá a ideia de lembrança de seu companheiro falecido, e diz que se lembra de muita gente que se foi cedo de mais...

E cedo demais
Eu aprendi a ter tudo o que sempre quis
Só não aprendi a perder
E eu, que tive um começo feliz
Do resto não sei dizer.

Aqui, Renato fala uma das frases mais brilhantes da música, e talvez até do próprio álbum (que está recheado de ótimas letras). Renato diz o seguinte: "Eu aprendi a ter tudo o que sempre quis/Só não aprendi a perder", o que realmente está e sempre aconteceu com todos. Nós desde pequenos, somos preparados para ganhar. Ganhar objetos, dinheiro, nomes... pessoas... Mas quando perdemos objetos, dinheiros, contatos, ainda assim, julgamos aceitável. Porém, as pessoas também podem ser perdidas. E não é perdido, no sentido  Dado (Dado Viciado), é perder-se, no sentido de não se ter mais. De infelizmente, nunca poder ter um reencontro.

Lembro das tardes que passamos juntos
Não é sempre, mas eu sei
Que você está bem agora
Só que este ano
O verão acabou
Cedo demais...

Essa ultima parte, nos dá a ideia de que Renato as vezes se sente incerto.
Ele se lembra das tardes que ambos passaram juntos, e as vezes, ele sabe que ele, companheiro, está bem agora. Só que nesse ano, o verão acabou (cedo demais). Ai fica a questão: O que o "verão" nos passa na músicas? Creio que o verão, como é o simbolo de sol, e o Sol, é a representação das tardes, Renato talvez queira nos mostrar, que nesse ano, as tardes, o verão, o Sol, todos passaram rápido demais, e que acabaram rápido demais, assim como a vida de seu companheiro, que foi embora cedo demais.



"Love In The Afternoon" é uma das mais belas letras de Renato. Uma das poucas que lida com a morte assim, de forma tão direta. Renato disse a frase seguinte em uma entrevista: "É uma música que foi escrita para diversas pessoas e, quando o Kurt Cobain morreu, a gente pensou assim: 'poxa, mas se encaixa direitinho'. Na verdade, esta música foi feita para todas as pessoas que vão embora cedo demais". Com ou sem Kurt ou Luís, essa obra, é uma letra que se encaixa na vida de cada um, com o nome que nos vem em mente e lembrança.
É uma música que nos faz pensar, refletir, e pensar em quem já se foi. É irresistível ouvi-la e não ter boas lembranças. Eu pelo menos creio e faço isso.
Espero que tenham gostado, e para complementar uma informação, há um filme chamado "Love In The Afternoon", mas ele nada tem de comparável à essa obra.

Analisado e interpretado por: Eduardo Rezende


9 comentários to "Interpretação: Love In The Afternoon"

  • Oi, Edu!!
    Não tenho comentado ultimamente, mas enfim. Essa música é tão doce, e tão ácida ao mesmo tempo, que me deu vontade de comentar. Eu não sabia que tinha sido feita para o Luís. Parabéns pela informação. Será que vc tem o link da entrevista?
    Quanto à última estrofe, sempre entendi que trata da questão saudade. Sentimos saudade quando passam os momentos bons. Pelo título, acredito que o Renato conheceu o Luís numa tarde de sol, de verão. É provável que tenha conhecido muitos outros em tardes de verão. Mas quando passa os verões (ainda mais quando passam rápido) ele se lembra e sente muita falta, deseja que ele estivesse ali, ainda que ele compreenda (não sempre, mas compreende certas vezes) que o Luís está melhor agora.

  • Tah, há quanto tempo! A hora que vi seu email falei: "Nossa, até que enfim ela deu sinal de vida por aqui!" Então flor, sobre o Luís, está no livro: "Renato Russo de A à Z", lá ele diz essa informação, e sobre também ser possivel a utilização para o Kurt (por isso a introdução).
    Espero que tenha gostado, porque é uma das minhas preferidas. rs. Seja sempre bem vinda, volte sempre, até mais!!

  • Essa música é muito perfeita né? É tão estranho, sempre que ouço ela me emociono lembrando de pessoas que foram embora cedo demais, e eu adoro isso. É realmente uma das mais belas letras de Renato, muito bom gosto o seu! haha. Parabéns (:

  • Concordo com cada letra. rs
    Muito obrigado, volte sempre, muita Luz!

  • quando eu canto essa musica eu choro , lembrando do coordenador do meu colégio

  • Quando eu morrer quero que cantem essa musica no meu velorio.. ok ok!
    Carla Machado

  • Um espetáculo!!!
    Uma explosão de emoção,amo ouvir essa música , me traz lembranças nítidas da partida de meu pai ...

  • Sem muito entender, Hj me bateu uma saudade/dor ao mesmo tempo de alguem que se foi cedo demais das nossas vidas. Essa canção só conseguiu dizer aquilo tudo que luto até Hj dez anos depois, eu procuro explicar , aceitar .
    O verão que terminou tão cedo...

  • Amei a sua colocação cara o nosso Renato era e sempre será nosso parceiro na música na poesia no amor no sentimento.o que falar dessa música e de tantas outras que Renato escreveu mais essa é a que mais me encantam me faz parar no tempo e lembrar dos velhos amigos.Renato sentimos sua falta.ele não pode ser chamado de Museu ou álbum antigo nunca! Ele sempre estará em nossos ouvidos e em nossos corações. Não somente ele mais Tim Maia cazuza e outros que viveram em nosso país medíocre.um país que" discrimina a escolha"vc não pode escolher pra viver.vc tem que viver pra morrer.um país que rejeita a inteligência e aceita as podridoes...Raul, Renato , cazuza.E tantos outros que foram cedo demais.deixaram rastros de sentimentos de amor.E mostraram o que é viver no país que só aceita os que aceita.os que é do contra São deixados de lado.essa geração não sabem o que é música.música tem sentimento.música trás paz.ela não é feita pra ensinar a vc a ser um qualquer.as músicas de hoje não passam de uma "fralda suja"que não serve pra nada!! Saudades Renato.as tardes não é mais igual a antes.Renato era um cara que dizia o futuro, ele sabia que nossa geração seria uma geração sem sentimento.nois se ver Renato.um abraço

Postar um comentário

Comentem aqui o que acharam ou o que pensam sobre!