Vinda do "As Quatro Estações", "Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar" é a última faixa do álbum que leva o clima romântico também da faixa anterior Sete Cidades.

Assim como outras do álbum, apresenta uma letra fácil de se entender, sem muitas portas para análises, e como em Meninos e Meninas, apresenta em sua letra um simbolismo católico, relembrando às origens de Renato, de uma família tradicionalmente católica, além de Monte Castelo.
A letra segue-se abaixo do modo tradicional, com as análises feitas em versos que apresente algo curioso de ser ressaltado:

Se fiquei esperando meu amor passar
Já me basta que então, eu não sabia
Amar e me via perdido e vivendo em erro
Sem querer me machucar de novo
Por culpa do amor
Mas você e eu podemos namorar.
E era simples: ficamos fortes.
Quando se aprende a amar
O mundo passa a ser seu
Quando se aprende a amar
O mundo passa a ser seu

Nos primeiros versos, Renato mostra a ansiedade de um amor.
Ele espera a pessoa passar por ali, e sabe então, que já não sabia amar, e vivia perdido errando e se machucando constantemente por culpa desse amor, talvez seja aqui, uma retratação de um amor que é buscado e esperado por ele, mas nunca conseguido ou conquistado. Renato amava alguém que tinha as esperanças que passariam por ali, a pessoa da causa de sua espera, e assume que sempre se via perdido quando o assunto era o amor.
Assume ainda que a terceira pessoa e ele podem namorar (futuro), e que é era (passado) simples, pois eles ficaram fortes com o tempo, e ainda assume que "quando se aprender a amar, o mundo passa a ser seu". Sem dúvida uma das mais tocantes frases e de filosofia profunda.

Sei rimar romã com travesseiro
Quero a minha nação soberana
Com espaço, nobreza e descanso.
Se fiquei esperando meu amor passar
Já me basta que estava então longe de sereno
E fiquei tanto tempo duvidando de mim
Por fazer amor fazer sentido.
Começo a ficar livre
Espero. Acho que sim.
De olhos fechados não me vejo e,
Você sorriu pra mim

Nos primeiros versos, apesar de meio bobo, Renato mostra que com o amor, consegue rimar palavras que não se dá pra rimar. Romã e travesseiro não são palavras parecidas para se conseguir rimar... Pensando muito alto e analisando uma lógica colocando outras em mesa, romã é uma fruta constantemente usada em simbolismos e crendices para o feito de "simpatias", romã no caso, poderia levar ao amor, e o travesseiro a causa do amor - sexual, afetivo.
Eis a crítica em duplo sentido. Renato quer sua nação soberana, com espaço, nobreza e descanso. No sentido literal, uma pátria calma, com nobreza, não pobreza, não se referindo à ter mais ricos que pobres, mas ter apenas ricos e não pobres, e no sentido poético, de ter um lugar pra si, onde mandar, onde tenha coisas que ele cita ser de seu desejo, claro, tudo isso ainda no desejo de ter a pessoa.
Renato confessa novamente que ficou esperando o seu amor passar, e que já não estava mais sereno, estava agitado com essas idas e vindas e essa esperança de ver novamente essa terceira pessoa e diz que ficou muito tempo duvidando de si, por fazer o amor fazer sentido, por ele sentir amor e não conseguir estar calmo, sendo agitado e vendo que não corresponde à calma que o amor deve representar.
Diz que começa a ficar livre, começa a não pensar mais na pessoa, e ele espera. Imagina que dessa vez sim irá conseguir, já não esperará mais a pessoa e de repente... Ele fecha os olhos pro seu interior, esquece o que sente e vê que a terceira pessoa eis que passa e sorri pra ele...

"Cordeiro de Deus que tirai os pecados do mundo,
Tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus que tirai os pecados do mundo,
Tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus que tirai os pecados do mundo,
Dai-nos a paz."

"É uma situação onde a pessoa já levou tanta porrada que nem sabe... 'e me via perdido e vivendo em erro/Sem querer me machucar de novo/Por culpa do amor'. Quando eu estou apaixonado fica tudo uma maravilha. Mas tem que ser uma relação resolvida - a relação complicada, complexa e confusa deixa você mal de cabeça e realmente negativo. A música termina com aquela parte da liturgia católica cristã: 'Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo/Tende piedade de nós/Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo/dai-nos a paz'. Depois é que percebemos que o Cazuza já tinha feito uma colocação parecida em Blues da Piedade"(1990)


Interpretação: Eduardo Rezende


16 comentários to "Interpretação: Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar"

  • Acho essa letra muito mais poética que a de Monte Castelo.
    Ótima análise, Edu.

  • Muito obrigado, volte sempre meu caro amigo!
    Essa música tem um ar que cheira à descobertas, é algo tão poético, tão puro e simples, que contrasta enormemente com outras do álbum, que são ou o oposto, ou são simbólicas e próprias.

  • Eu estava esperando ansiosamente por essa música! É que tenho uma noção geral da música, mas não sei explicar todos os versos. Entendes, né?
    Pois bem, quando eu tentei entender essa música pela primeira vez, eu também entendi como alguém que espera o seu amor (a pessoa que ama) passar. Mas depois eu percebi que o que ele espera passar é o amor em si, o sentimento. Ele esperou o amor passar pq não sabia amar, pq não queria se machucar de novo por culpa do amor.
    Quando ele diz: "quando se aprende a amar, o mundo passa a ser seu", eu relaciono com "quero minha nação soberana". Acho que ele diz querer aprender, um pouquinho, a amar.
    Então, ele retoma a nos dizer os motivos de ter deixado um amor passar sem ter feito nada. Ele passou muito tempo duvidando de sua capacidade de amar, pois achava que o amor necessitava de sentido. Agora sabe que não.
    Enfim, passaria horas falando sobre essa música... "De olhos fechados não me vejo, e você sorriu pra mim!". Por Deus, que coisa mais linda!

  • Tha, muito obrigado por suas palavras que são de grande ajuda, sempre.
    Realmente achei interessante seu modo de vista, e é muito curioso esse fato do deixar passar essa pessoa ou sentimento. rs
    Realmente, por Deus, essa é uma das frases mais marcantes do álbum!! Obrigado, volte sempre!

  • Gostei muito cara dessa interpretação, só não entendi por que o Renato usou aquela parte da liturgia católico cristã no fim da musica, ficou ótimo esse final sem sombras de dúvidas, e eu acho que ele colocou essa parte liturgia católico cristã por ser um amor homossexual, talvez ele estava dizendo para Deus que sabe que é pecado um amor homossexual, porém não resiste e pede a Deus que tenha piedade dele e pede paz por estar atormentado com medo de estar pecando contra Deus, eu não tenho certeza mas acho que pode ter sido isso, mas você está de parabéns pelo blog, curti muito as interpretações das musicas do Legião Urbana, abraço.

  • Edu, romã lida de trás para frente vira "amor" e travesseiro + amor = sexo.

    Abraços.

  • Eu tenho uma interpretação ligeiramente diferente desta música.
    Como nesta época, parece que o Renato Russo estava ainda se assumindo homossexual publicamente (daí "acho que gosto de meninos e meninas" na outra música do disco), acho que essa analogia do Marcelo F. Caravalho faz sentido.
    Parece-me que Renato Russo estava ainda tentando disfarçar as letras, como um tipo de autocensura, como forma de talvez não "chocar" o público despreparado" que até hoje domina a sociedade brasileira, ou como forma de ele mesmo se assumir para si mesmo.

    Vamos as frases onde discordei da interpretação:


    Sei rimar romã com travesseiro
    Quero a minha nação soberana
    Com espaço, nobreza e descanso.
    Se fiquei esperando meu amor passar
    Já me basta que estava então longe de sereno
    E fiquei tanto tempo duvidando de mim
    Por fazer amor fazer sentido.
    Começo a ficar livre
    Espero. Acho que sim.
    De olhos fechados não me vejo e,
    Você sorriu pra mim

    Pois bem:
    Vejamos que na letra ele fala em "nação soberana" com "descanso", e em outro verso" "rimar romã com travesseio". Daí travesseiro tem a ver com descanço também e ao mesmo tempo com sexo e amor.
    Em "Por fazer amor fazer sentido", não é "Por fazer O amor fazer sentido", então a lógica é que trata-se do ato de fazer amor ou sexo e não fato de amar. E "fazer sentido" sempre me parece que se uma pessoa não sente amor, "fazer amor" não faz sentido, já que ele não ama. Este então seria o sentido, na minha opinião..
    "Fiquei tanto tempo duvidando de mim, por favor amor fazer sentido" seria algo do tipo "duvido de que eu ame e de que o que faço é realmente amor". Poderia também estar se referindo a um conflito entre o catolicismo que é contra o amor homossexual, e seus sentimento de amor verdadeiro, e talvez estivesse falando exatamente que ele estaria se relacionando sexualmente com mulheres, mas seu amor verdadeiro era com homens.
    Daí o final da música faria então sentido. Ou seja, ele "muda" a história de que aquilo era pecado, e sim de que o amor verdadeiro dele, que é homossexual, precisa de paz, de parar de ser "perseguido" pela igreja católica.
    Daí também tem sentido ele falar em nação soberana, como uma crítica a uma nação bastante católica. Pode ser.
    "Começo a ficar livre" realmente pode ter a ver com a ideia de não perseguir um amor, ou então de se livrar de uma obrigação de "fazer sexo" como heterossexual quando de fato ele é homossexual.
    Por fim, acho que a música, em resumo, trata de uma autoaceitação da própria homossexualidade, por fazer amor fazer sentido e não ter relações heterossexuais como uma obrigação imposta pela sociedade; o que fica mais evidenciado pelo trecho "e me via perdido e vivendo em erro". Ou seja, ele estava cumprindo este "papel social" mas era infeliz, vivia em erro.
    Bom, isso é o que me parece.
    Se foi isso, ninguém poderá afirmar, mesmo porque Renato já está lá na outra dimensão, e jamais poderá nos esclarecer totalmente sobre o sentido desta bela música.

  • Você não notou que a parte Uma nação soberana... ele faz alusão a Rousseau,de quem exerceu muita influência.O conceito de soberania da nação é um dos arquétipos fundamentais do filósofo austríaco.

  • Amei esse post

  • Uau !!!

    Adorei a interpretação dessa letra, pois uma amiga solicitou que eu a ouvisse, pois acreditou que eu estou passando por algo assim e sinceramente nao entendi nada, pois e bem complexa e confusa, o que eu conheçoo de Renato Russo é muito pouco....

    Podendo ver que tambem estou numa ansiedade de encontrar alguém e a expectativa de um amor... e só olhando pra dentro de mim estarei pronto a encontrar alguém.

    Legal pela ideia do blogueiro em interpretar a letra foi de grande ajuda.

  • Eduardo me inspirarou, a conhecer esse Álbum e poder entender o que minha amiga me quis dizer....

    Só conhecia outros e bem pouco.

    Parabéns pelo Blog

  • Eduardo me inspirarou, a conhecer esse Álbum e poder entender o que minha amiga me quis dizer....

    Só conhecia outros e bem pouco.

    Parabéns pelo Blog

  • Eduardo Rezende, no meu entender, a palavra "amor" da música, refere se ao sentimento, e não ao apelido carinhoso que damos a pessoa amada. "Se fiquei esperando meu amor passar" seria algo como ficar esperando esse sentimento acabar (passar), como quem espera uma tristeza passar, ou uma dor passar, ou então uma febre passar, etc.... prova disso é em outra frase, que diz "Por fazer amor fazer sentido", perceba que a palavra "amor" foi colocada da forma em que eu acredito estar, como um sentimento, e não como uma pessoa amada.

  • "E você sorriu pra mim...." E o instrumental que vem a seguir me fazem viajar de olhos fechados...

  • Iria fazer exatamente esse comentario. No meu ponto de vista ele nao estava esperando o amor dele passar se referindo a uma pessoa fisica. Como se ele estivesse na janela esperando o "amorzinho" dele passar.
    Acho q ele quis mostrar uma pessoa que passou por uma frustração amorosa e estava esperando aquele sentimento acabar. Como prova disso ele usa frases como:
    "E me via perdido e vivendo em erros sem querer me machucar de novo por culpa do amor"
    Ou
    "E fiquei tanto tempo duvidando de mim por fazer amor fazer sentido"
    Nos final da musica outros versos mostrando q ele comeca a superar aquele termino de romance.
    Essa é a letra mais bonita e mais forte na minha opinião.

  • Iria fazer exatamente esse comentario. No meu ponto de vista ele nao estava esperando o amor dele passar se referindo a uma pessoa fisica. Como se ele estivesse na janela esperando o "amorzinho" dele passar.
    Acho q ele quis mostrar uma pessoa que passou por uma frustração amorosa e estava esperando aquele sentimento acabar. Como prova disso ele usa frases como:
    "E me via perdido e vivendo em erros sem querer me machucar de novo por culpa do amor"
    Ou
    "E fiquei tanto tempo duvidando de mim por fazer amor fazer sentido"
    Nos final da musica outros versos mostrando q ele comeca a superar aquele termino de romance.
    Essa é a letra mais bonita e mais forte na minha opinião.

Postar um comentário

Comentem aqui o que acharam ou o que pensam sobre!