Muitas músicas da Legião Urbana não carecem de análises ou interpretações. Muitas músicas falam por si só, algumas devem ser analisadas para que nenhuma vírgula de dúvida fique, outras, interpretadas para que a situação seja correspondida ou até tentar-se entender a terceira pessoa.
Algumas delas, não carecem de nada, falam por si só. São as que chamo de apresentadas de forma simples, com estruturas simples, não que não sejam boas, pelo contrário. Não carecem de simbolismos, falam por si de forma direta, com a história contida em versos próprios.
 
"Perdi vinte em vinte e nove amizades
Por conta de uma pedra em minhas mãos
Me embriaguei morrendo vinte e nove vezes
Estou aprendendo a viver sem você
(Já que você não me quer mais)
 
Passei vinte e nove meses num navio
E vinte e nove dias na prisão
E aos vinte e nove, com o retorno de Saturno
Decidi começar a viver.
 
Quando você deixou de me amar
Aprendi a perdoar
E a pedir perdão.
(E vinte e nove anjos me saudaram
E tive vinte e nove amigos outra vez)"
 
Renato disse em uma entrevista certa vez, o que é claro: que a letra retratava uma pessoa que consegue se afastar dos vícios.
Vinte e Nove talvez seja pura por isso, desprendida de simbolismos por ser um relato, por ser uma parte da vida de Renato.
Vinte e Nove é apresentada, abrindo o disco "O Descobrimento do Brasil", que tem como característica marcante a presença de letras após a fase de dependência de Renato:
É citado na música o Retorno de Saturno, que é um fenômeno que a Astrologia descreve como os 29 anos para percorrer sua órbita e voltar ao ponto em que se encontrava no dia do nascimento do indivíduo; considera-se, então, que os vinte e nove anos de vida marcam o início de uma nova fase na vida de cada pessoa. A irmã de Renato, Carmem, também diz que essa música retrata os vinte e nove dias que passou num tratamento contra o alcoolismo, que teria um sentido maior com a letra, com a fase, com a simbologia do número em questão.
 
 
Análise e Interpretação: Eduardo Rezende


8 comentários to "Interpretação: Vinte e Nove"

  • Li todas as suas análises e nada melhor do que comentar na última delas da minha banda preferida, como uma boa fã nada melhor do que entender ou ao menos refletir sobre as músicas que o Renato Russo usava para se expressar, muito bom encontrar um site como esse e espero que as próximas análises mesmo sendo de outras bandas e cantores sejam tão perfeitas quanto você conseguiu com as da Legião Urbana. Desejo-te muito sucesso !

  • Conseguiu arrancar-me um sorriso, alegrar-me por uma brincadeira que deu certo e acreditar que tudo dará certo!
    Muito obrigado Criis, desejo que retorne sempre por aqui para as futuras análises, que começam ainda neste mês! O meu muito obrigado!

  • É UMA MÚSICA HOMOSSEXUAL. VINTE E NOVE (COBRE - Cu); "FICAR NUM NAVIO"; "NA PRISÃO"; "RETORNO DE SATURNO" É INQUESTIONÁVEL... VIDE "SATURNO".

  • Por favor interpretação Central do Brasil - Legião Urbana

  • Curti seu trabalho. Parabéns!!

  • Ótima interpretação Eduardo! Concordo com você!

  • Muito bacana o seu trabalho. Cheguei agora e estou curtindo muito. Eu tenho quase 27 anos e fui criada ouvindo Legião Urbana, por causa de uma prima mais velha e graças a DEUS não fui tão influenciada pelo Axe. Tinha tempo que eu não ouvia tanto legião, mas esses dias estou me sentindo viciada. Enfim, parabéns!

  • Você se alimenta de fezes?

Postar um comentário

Comentem aqui o que acharam ou o que pensam sobre!